quarta-feira, 12 de maio de 2010

A direção da Seleção..

Olha.. com tanto volante a seleção deve estar indo no rumo certo!

Ou sou eu que to louco, então?!

Libertadores hoje, amanhã e sempre

Pois bem, hoje as atenções tricolores voltam-se para as quartas de final de La Copa. Ontem o Chivas destruiu as chances do timeco paraguaiio: 3xo! Amanhã o Inter enfrenta a força do Estudiantes. Por não ser um gremista fanático acho que o páreo é duro, mas o Inter tem um bom time e pode se classificar. O Flamengo deve demonstrar toda sua bagunça, tática, política, etc no jogo com La "U". Eliminar o Corinthians é tranquilo, quero ver lá no Chile...
Mas o jogo mais interessante dar-se-á entre dois grandes campeões da Liberta: Cruzeiro x São Paulo no Mineirão. Corneteiros de plantão já afirmam: vitória fácil do time celeste. Curioso: são os mesmos que diziam que um time com Ronaldo e RC, Danilo e Elias, Felipe, William e Chicão (faz-me rir) não seria menos do que finalista da competição mais importante das Américas. Jogavam no Corinthians o favoritismo do Brasil de 98, frustaram pela segunda (na verdade pela enésima) vez seus palpites anti-futebolísticos.
O São Paulo é o maior campeão brasileiro, sendo o único hexa; o maior campeão do Brasil em Libertadores e Mundiais e é um dos times que mais formam craques no futebol mundial (Muller, Careca, Pedro Rocha, Raí, Kaká, etc). Não se pode afirmar de um time tão tradicional uma eliminação assim fácil. Primeiro porque Libertadores não é simplesmente esquema tático contra esquema tático (isso quem achou foi Mano Menezes). Estão em campo as camisas, os títulos, etc. Segundo porque o time do São Paulo é um bom time. Foi atropelado pelo Santos, é verdade, mas é um bom time. Terceiro por que a decisão é no Morumbi, e isso nos diz que a campanha tricolor foi melhor que a cruzeirense (e não vale dizer que o Cruzeiro deu mais atenção pro estadual porque foi eliminado nas semi também). Aí sim, meus caros vamos aos esquemas táticos. O cruzeiro: joga com um zagueiro que a torcida não gosta (Thiago Heleno) e com três volantes. Por outro lado o Jonatan e o Diego Renan atacam muito e o ataque é nada menos que Kléber e Thiago Ribeiro (mais dois que o São Paulo revelou). O time é perigoso porque tem o mesmo técnico há anos e tem um baita armador (que o Dunga vai levar como lateral). No jogo de hoje eles deverão explorar o fator torcida e, se o negócio tiver amarrado, o Adilson tira um dos volantes e vem pra cima. A fase é melhor, o time não. O São Paulo: Perdemos o Miranda, de luto, vamos de Xandão, até então seguro, mas não se pode confiar em um zagueiro tão inexperiente. Nas laterais o Ricardo sacou o Jr César e pôs o Richarlyson, fez certo, mas deixou a direita com o Cicinho que não está indo bem, mas já foi campeão. Estará aí o corredor pro Gilberto. Acho que ele vai ter que inverter a zaga e colocar o pirulito pra cobrir o Cicinho. Nos contrataques nos saímos bem: Diego Renan deixa passar tudo e o Jonatan tambem não sabe marcar. Nosso volantes são os melhores do Brasil e, se tivermos com um bom resultado, eles sabem segurar o jogo. Minha preocupação é a criação. JW está em má fase e Marlos é só um garoto. Me parece que a trinca de bons volantes do Cruzeiro não tem uma missão tão dificil. Agora o ataque me agrada. Se a bola chegar, temos um velocista e um cara calmo, sereno pra botar pra dentro. Fernandão não é matador, mas joga muito e é muito experiente. Libertadores é isso. Não será fácil, será sentido na ponta da chuteira. Mas o time mais engasgado em nossas gargantas tricolores é, sem dúvida, o Cruzeiro. Grande jogo. Vamos São Paulo...