Pois é: relendo meu post sobre o balanço do turno, acho que fui demasiado cauteloso. E injusto. Os paranaenses vem se firmando, o São Paulo só despencou (de nada, viu, pessoal!) e o Fluminense vem claudicando, bem como o Corinthians, cuja gordura parece que queimou toda. Embora falte muito ainda para o final do campeonato (são ainda 33 pontos em disputa), o nível do campeonato deixa quase todo mundo com chances de atrapalhar os planos alheios: quem imaginaria que o Prudente, que tomou uma sova do Imortal hoje, complicaria tanto a vida do líder da competição? Mistérios.
Ainda mais que agora a questão da quarta vaga via Brasileiro pode voltar à cena: com isso, as chances dos intermediários aumentam e a pressão sobre os líderes, também. Agora, para ficar na ponta e garantir sua posição, vão ter de jogar no campo o que prometem no papel. Aliás, o empate triplo na ponteira da tabela na rodada passada certamente é um sinal amarelo para quem achava que a briga pelo título estava fechada (embora eu ainda ache que a coisa gire em torno de Cruzeiro, Fluminense e Corinthians). Antes mesmo de terminar a rodada em que escrevia este post, já imaginava que o quadro se coomplicaria novamente: vemos os tricolores de são paulo ganharem duas seguidas, o palmeiras exorcizando o Pacaembu e o Galo querendo erguer a crista para evitar a degola... o campeonato pega fogo!
Com o fim da 29ª rodada, poderemos ver mais claramente em que patamar os pontos devem ficar ao final da última: pelas minhas contas, o Grêmio, por exemplo, podem, se manter o rendimento atual, arredondando o resultado para cima, claro, afinal de contas, o fator arrancada no Imortal sempre foi característico (ainda que nos pontos corridos nossa sina tenha sido em muito dificultada por um espírito de porco que anda enterrado lá na beira do lago - ainda bem que o Odone voltou!) atingir a marca dos 65 pontos (mantendo um aproveitamento de 80% apresentado nos últimos jogos...), ficando certamente entre os 5 primeiros e tirando da frente gente com pontuação acima ( a sequencia Cruzeiro, Fluminense e vermelhidos é fundamental para qualquer pretensão).
De qualquer forma, fica a sensação que o trabalho de agora é para ser colhido ano que vem. 2011 é ano de conquistas: que tal uma copa do Brasil e uma sul-americana, ferrando o G4 e jogando La Copa '12, a de número 53, com toda a banca que um time como o Grêmio merece? O Renato parece ter semeado sonhos de novo. Esperamos que tanto elenco quianto o próprio Renato estejam a altura daquilo que um time ocm a história do Grêmio precisa.
Pra concluir, o Palmeiras e o Atlético do Paraná vem bem até, embora os rubonegros do Paraná tenha tomado um desacerto na Vila Famosa hoje: mas é o Santos, né? E os alviverdes tem um elenco que é limitado e com mpoucas peças de reposição: mas quando se tem um Valdívia que realmente desequilibra, dá até dó desses adversários figurantes. Pena que entrou tarde no espetáculo. 2010 parece, para o futebol nacional, estar acabando mesmo, exceto pelos três ponteiros da tabela. E o Santos, mas este, é um time demasiado imprevisível, não obstante tenham vencido a tudo e a todos ao menos uma vez (exceção do Palmeiras, acreditam?), sendo que alguns grandes padeceram mais de uma vez (é... Guilherme!). O cmapeonato segue forte no seu ritmo e com oscilações pronunciadas: se o Galo voltar pro campeonato, enfrentando Botafogo, Cruzeiro... enfim a coisa pode embolar bem. Ainda tem o Framengo, Vitória e Goiás, os que roubam dos grandes pra dar pros pequenos... Tomara que siga assim equilibrado.
