terça-feira, 12 de outubro de 2010

Será que pintou o campeão?



Pois é, companheirada, a coisa agora embaraçou de vez: depois de uma dança de posições, o Cruzeiro venceu o Fluminense e tomou-lhe a liderança, que este tomara do Corinthians, que este já havia tomado de outro também; enfim, o revesamento se deu principalmente ao dois resultados surpreendentes: duas derrotas dos alvinegros paulistas contra equipes na zona, as duas de virada e as duas com a nota de parecer estar desligado em campo. Um time capaz de fazer três gols num jogo com relativa facilidade, mas só depois de tomar 4, certamente tem problemas. Falta algo ao Corinthians, e desde o Mano Menezes percebia-se isso. Parecia que alguma peça não encaixava direito, e sempre havia alguém no time titular que era acompanhado de um muxoxo do tipo "é o que tem, né...", nas diversas posições. Além de superestimar o razoável RC (sim, ele só está jogando o necessário - só que já é muito...), esperar e esperar Ronaldo, o que mais o Corinthians trouxe de bom, além de importar do interior o habilidoso e preciso Bruno César? Pois é. E Jucilei segue sendo os mais regular dos jogadores do elenco. Muito pouco para um time que quer ser campeão.

O Fluminense? Só tropeçou nas suas pernas até agora. Vitória magra há dois jogos, um empate sem sentido com o Prudente, derrota ontem para uma adversário direto... o Fluminense tem uma série de pedreiras ainda, sendo o Imortal uma delas; a bobeira que retirou toda a vantagem que tinham sobre o Cruzeiro mostrou que talvez as opções para o Muricy se complicaram; ele já conseguiu resolver esse problemas antes, mas em geral,quando foi campão, Muricy não deixava a ponta de bobeira, como parece ter acontecido esse ano, Aliás, parece ter acontecido ano passado... Lembro-me do time de 2007: até bem perto do final do campeonato, lá pela 26 rodada, o tricolor do Morumbi tinha tomado 7 gols. Isso é histórico. E mostrava bem que ninguém tiraria o título, embora a diferença de pontos fosse "só" 6 ou 5... E mesmo com duas derrotas seguidas, Cruzeiro (olha eles lá de novo) e vermelhinos bobearam também e a vantagem, mesmo com os pontos perdidos pelo líder, ainda conseguiu aumentar mais depois de duas rodadas para incríveis 9 pontos. Pior, ainda se ferraram e viram o Santos subir até o segundo lugar.

Toda essa divagação para dizer que o campeonato de pontos corridos está ascendendo ao que deverá ser a regra por uns bons anos: dança das cadeiras na liderança, escapadas heróicas da zona (o candidato deste ano é o Atlético - de Goiás, claro... ehheh) e várias equipes grandes naufragando em orgulho e em dinheiro fraudulento. Os atleticanos perceberam a enrascada que é se meter com certas concepções mais "empresariais"; cabe os clubes aprenderem que planejamento é mais complicado do que parece, embora seja inegável que a forma de gestão dos clubes se encontre quase sempre no ou a beira do caos. Mas que o campeonato tá bom tá!