terça-feira, 11 de maio de 2010

La Copa - quartas-de-final


Bom, acabou de começar Chivas e Libertad, em Chivas. Desse jogo, não vi muito dos times, a não ser e resistência do time mexicano à artilharia argentina do Vélez. Do Libertad, é um tradicional time paraguaio. Dificilmente desta dupla sairia um campeão, mas numa Copa tão medíocre do ponto de vista técnico, quem pode dizer com certeza. Cravo meu palpite no Chivas nesse primeiro embate. O segundo jogo, nem vou arriscar. Vou ver se dá pra ver alguma coisa do jogo.

Do confronto Brasil-Argentina, que ganha nova luz e repercussão após as polêmicas convocações proporcionadas pelos dois contestados treinadores (como não levar Cambiasso e Zanetti?????), pode-se dizer que tem um defendendo o título e um outro que é... bem, um monocopa. Cravo dois resultados pro Estudiantes.

A farsa Framengo está perto do fim. Dá Universidad de Chile (porca miséria!). Ponto.

Do confronto brasileiro, o Cruzeiro tem mostrado consistência (como mantendo a tradição no ano de vitórias azuis no chiqueiro), um bom elenco e um ataque cruel, muito cruel, coisas que o São Paulo está a anos-luz de proporcionar. Acho que teremos duas vitórias azuis e eles encaram seus algozes na semi.

Meus palpites são mais temerários do que o de costume, certamente. Mas isso se deve a grande decisão de amanhã. Nada de final antecipada. A final será contra Vitória ou Atlético-GO. Queremos la copa!

Atualização 12 de maio, às 0:15

Mais uma vitória dos mexicanos. Outra vez 3 a 0. A tarefa do Libertad se converte em mais difícil e a ruindade nas finalizações (com pênalti defendido pelo excelente Sanchez) embaça bastante a classificação dos paraguaios.

Depois do dilúvio...


É, foi como se esperava. Um time sem graça, mas eficiente. Notem o detalhe de colocar, abaixo das especificações de cada atleta (clube, local de nascimento, etc.) os títulos conquistados pelos jogadores. Foi a tecla que o Anão-mor da nação bateu na coletiva: vocês podem não gostar dessa seleção, mas ela é recheada de vencedores. Gente com lista de serviço quase impecável na era Dunga (esta sim, uma era mesmo...). Estes três anos e meio podem não ter encantado o mundo, mas colocou medo nos adversários.

Mas medo de quê? Se é um time limitado pela técnica, com jogadores contestáveis e depositando as esperanças num craque me má fase, onde se pode ver motivo para receio dos outros selecionados para este mundia? Pergunte à Argentina e Uruguai. Itália, Alemanha e um monte de outrso times que penaram com esse futebol feio da seleção. Se foi feio, ao menos foi eficiente e vencedor. Esse foi o sinal que Dunga enviou. Ele, em verdade, parecia querer blindar seus protegidos, colocando os títulos de seus comandados com a seleção. E nos fez lembrar que, nas horas difícies e com os títulos suados, mas incontestáveis, quem é que se compremeteu mesmo.

Os recados foram diretos: Adriano cansou de (se) desperdiçar e não quis se ajudar: sacado. Ronaldinho Gaúcho ensaiou uma rebelião anos atrás, refugou na Copa América (aquela do time "B", sem Kaká e com o JB fazendo gol na final - mas também com Afonso, Fernando...) e ainda não jogou nada nas olimpíadas, quando foi convocado para finalmente ganhar o título importante que nos faltava: sacado. Ganso, Neymar: sacados. Por quê? Ora, eles não era da confiança de Dunga. E confiança tem de ser mútua. Convocá-los mostraria pusilanimidade. E não estava nos planos ser pusilânime quando se passou tudo o que ele disse ter passado por estar no comando.

Roberto Carlos? Depois de 2006, levá-lo era uma temeridade desnecessária: sacado. E com um detalhe: quando Dunga falou de jogadores que desistiram de serem convocados e agora diziam que queriam uma nova chance, o fel escorria de sua boca e ele foi irônico: agora, parece que voltaram a querer defender a seleção. Apesar dos tropeços na dicção, Dunga foi claro no recado: aqui não é um time de estrelas, mas de vencedores; azar de quem não quis partilhar as vitórias.

Não levar Marcelo, Hernanes e Victor justificariam-se por causa da tal "coerência" (seja lá o que isso for) que fez testes e observou este jogadores em momentos que não deram a resposta adequada. MAs, especialmente de Victor, se deveu também à recompensa ao Doni: ele tomou um gancho depois de ter ido à revelia do clube participar de um amistoso. Já Hernanes e Marcelo, foi mais ou menos o mesmo: com o agravante de que perdemos a oportunidade de levar jogadores que poderiam dar luminosidade e variações às jogadas quase manjadas do time do Anão.

Certamente, vai dar emoção ver este time jogar. Nem sempre boa, mas certamente vai ser trepidante. Como tem sido estes anos da era Dunga. Se se confirmar o que vem acontecendo, Dunga consegue a façanha de levar um time algo apagado a ter a glória de levar um caneco; um golpe duro no futebol bailarino e confirmando uma fase do futebol em curso desde 1994 com a seleção do Parreira, e vem crescendo com certa estabilidade (lembra da Grécia de 2004? Once Caldas - não podia perder esta..., Porto do Mourinho...). Se no mundial da Alemanha reunificada deu um time que se não jogava realmente feio, ganhou o título jogando feio, falta agora um mundial com uma equipe pragmática e sem graça até a medula. E nesse caso, surpreendentemente, seria o Brasil a inaugurar essa nova fase. Ou consolidá-la. Mas é surpreendente mesmo?

P.S.: a última referência incide sobre o fato de o Brasil, em 1958 inaugurou uma nova forma de jogar o mundial: jogando com arte e esmero, sem a determinação limitada e se convertendo num domínio que até hoje não encontrou paralelo. Quando não se tem Pelé, vai-se de JB? É o que o Dunga pareceu nos dizer esta tarde.

A seleção do anão, nome a nome

Aqui vão notas sobre os nomes (os 30!) que o anão Dunga leva pro mundial.

Goleiros
Júlio César - nome certo, goleiro quase indefectível
Gomes - me surpreendi. Bom goleiro, mas prefiro o Victor.
Doni - pra mim o erro está em levar 3 goleiros, fora isso está indo um reserva de segunda linha.

Zagueiros
Lúcio - me rendi à sua disciplina tática. Excelente zagueiro.
Juan - pra mim um dos melhores do mundo, certamente fará uma boa copa.
Luisão - bom zagueiro. é um reserva de confiança.
Thiago Silva - Arriscado por ser muito jovem. É um zagueiro muito técnico, mas eu iria de Miranda.

Laterais
Maicon - ele voa. Joga muito.
Daniel Alves - esse eu levaria pra ser titular no meio ou mesmo na lateral esquerda.
Michel Bastos - tá aí um jogador que, se perdermos, será bode expiatório. Não é jogador de seleção.
Gilberto - ótimo jogador. Sua experiência pode ajudar, mas acho que seu tempo já foi.

Meias
Gilberto Silva - apesar da polêmica, considero nosso melhor carregador de piano. Aprovado.
Josué - Sua convocação pra copa é lamentável. Um jogador que terá todo o peso de um país nas horas mais difíceis. Sua última grande temporada foi em 2005 pelo tricolor paulista.
Felipe Melo - jogador de uma violência incomum. Fatalmente teremos problemas com sua força excessiva.
Elano - Alguém aí gosta do futebol do Elano?
Kléberson - Esse time tá empanturrado de volantes. Ele é um bom jogador, mas Copa é Copa e a dele foi em 2002.
Júlio Baptista - me agrada por ser um "falso lento", trombador, sabe chegar bem lá na frente. Só lhe falta criatividade.
Ramires - Bom jogador, mas há um muuuito melhor que ele na mesma função: Hernanes. Injustiça.
Kaká

Ataque
Luis Fabiano - artilheiro nato, irá botar pra dentro sem dúvida. Todos os sãopaulinos o sabemos.
Robinho - se parar de achar que é a reencarnação do Pelé pode ser decisivo pro título. Craque.
Nilmar - pra mim um dos melhores atacantes do mundo. Aprovadíssimo!
Grafite - no mínimo polêmico. Ainda mais pelo Neymar ter ficado fora. É pagar pra ver. Nós sãopaulinos não podemos carimbar...

Os outros 7
Alex do Chelsea - belíssimo zagueiro, eu levaria na lista dos 23 no lugar do Luisão.
Marcelo - seria meu lateral esquerdo reserva, boa presença ofensiva.
Sandro - pra que mais um volante?? esse Anão me deixa doido!
Carlos Eduardo - jogador de muito talento, mas confesso que não o vejo há tempos.
Ganso - também o levaria entre os 23. É craque daqueles que iremos lembrar.
Gaúcho - achei que tivesse mais chance de estar entre os 23. Seu talento e experiência fazem a diferença.
Tardelli - mais um ex-são paulino aí hein gente! tá jogando bem, mas prefiro o Neymar, sinceramente.


Bem, agora é esperar pra ver. Sabemos que o time do anão é daqueles mais feijão-com-arroz mesmo, mas que tem ido bem. A ausência de bons times pelos lados da Alemanha e da Itália nos deixam dormir por enquanto. Com esse time dá pra ser campeão. A preocupação é na hora de ousar, isso não poderemos fazer. De qualquer modo, entrem em pânico selecionados de todo o globo, está formada A seleção.