A eslovênia não é estreante em copas. Foi em 2002 e, claro, saiu na primeira fase. Dessa vez foi a surpresa da repescagem ao eliminar a boa seleção russa. Gostaria muito de detalhar a forma de jogar dos eslovenos. Acontece que não ganho pra isso e nem tenho tv a cabo pra ir tão longe... O que sei é que tem um rapazinho lá que é promessa, um tal de Rene Krhin, meia de 19 anos, que foi contratado pela Internazionale de Milão em 2007. Fora isso, provavelmente tem um atacante alto e uma zaga retrancada mas trapalhona, comum nos times do leste europeu.
O Leste Europeu
Região de muitos conflitos há muitos séculos, o leste europeu abriga países com forte sentimento nacional, fundado na idéia burguesa de nação e estimulado pelas diversas invasões que vieram antes, durante e depois dessa idéia. A Eslovênia fez parte, ao longo de sua história, de vários impérios e países estranhos à sua etnia eslava.
Após a II Guerra Mundial, quando cria-se a Iugoslávia a região passa a ser completamente controlada pela União Soviética, a qual mantinha seu poder geopolítico através dos velhos métodos da burguesia: a burocracia e a força militar. Com o esgarçamento do socialismo real(mente inexistente), a Eslovênia é o primeiro país a declarar "independência" da Iugoslávia. Na verdade a se livrar do julgo do ditador Tito, que morrera em 1980. Com isso abre seus mercados (o turismo é umdos principais) para o capitalismo ocidental. A aposta na democracia é, assim como nos outros países da região, um tiro no escuro, já que tal modelo não demonstra eficácia em lugar nenhum. Em 2004, a Eslovênia sacramenta seu ingresso no mundo capitalista (apesar de pouco ter a acrescentar do ponto de vista produtivo): entra na União Européia.

Nenhum comentário:
Postar um comentário