terça-feira, 22 de junho de 2010

É hora de decisões...

Bão, companheirada, a coisa está assim: camepões mundiais ameaçadíssimos de ficarem de fora, as equipes sulamericanas liderando seus grupos (chaves A, B, F, G e H), europeus vencendo sem convencer, africanos complicando-se em jogos fáceis (Gana empatando com a Austrália para decidir com os alemães? Muito risco para o time que tem..), e sem falar no número acentuado de figurantes que andou aprontando. De mais a mais, a coisa se encaminha para confrontos entre times que precisam provar seu favoritismo e converter suas camisas em vitórias. Inglaterra tem um jogo com pinta de complicado contra a Eslovênia. Alemanha briga contra a líder Gana por uma vitória consagradora e para evitar sair de um lado complicado da tabela (onde terá a Argentina nas quartas - se eles passarem pelo México, claro), para pegar uma Seleção (lembrem-se: não precisa de adjetivo...), mas só lá na frente.

Os sul-coreanos são a maior surpresa "positiva", a França a negativa; Holanda e Dinamarca (os europeus mais eficientes até agora) podem garantir sem maiores problemas (achar o Japão favorito ainda é difícil...) a classificação na chave E: o pior classificado deve enfrentear aos paraguayos que só precisam passar pela fraca Nova Zelândia para evitar os laranjas e cair no lado onde provavelmente Chile e Argentina estão; já os atuais campeões mundiais pegam em desespero os eslovacos que, se não são fortes, podem embaçar tanto ou mais que do que os neozelandeses (embora o jogo deles contra os paraguayos tenha sido decepcionante - para os eslovacos, claro).

Nas duas últimas duas chaves, dois confrontos diretos por liderança: Brasil e Portugal e Chile e Espanha, nas chaves G e H respectivamente, brigam para saírem não só com a vitória, mas pelo embalo muitas vezes necessário para forjar campeões. Favoritos? Acredito mais num confronto entre espanhóis e portugueses e entre brasileiros e chilenos na fase a seguir, embora os espanhóis ainda não tem a consistência que esperavam. Mas quem sabe os rojos andinos não forçam à Fúria a um confronto direto com os pentacampeões mundiais? Se depender da garra chilena e do aparente desnorteamento espanhol, o passaporte da volta nas oitavas parece mais carimbado do que nunca...

Copa do Mundo 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário