As vagas pra La Copa#52 estão TODAS em aberto. Com a bolinha que às vezes jogam os líderes, a gordura acumulada (que é pouca, convenhamos) vai se esvaindo feito água... O clássico de domingo, com o pragmático Tite armando um Corinthians completo pra dois tiros certeiros em cima dos tricolidos (isso que dá ter dois coloridos no time...) mostrou que os alvinegros podem sonhar, mas manter os pés no chão porque o elenco é careado. E má vontade dos outros dois paulistas sem chances de nada na competição pode colocar o time do Gordo em maus lençóis em caso de tropeço... e vem o Cruzeiro em casa: típico jogo que gera amarelões no Pq. São Jorge.
Os tricoletes cariocas são favoritos, até agora. Time regular, ténico que manja de Brasileiro (um vice e três títulos numa sequencia que irritou todos os outros torcedores do Brasil - não tem nada pior que São-paulino. Aliás, tem sim. Mas somos educados a não usar calão, né...) e um elenco de encher os olhos. O argentino Conca não é para mim tão craque quanto dizem: craque que não ganha nada, para mim, é só promessa eterna. Até o Zinho, que era uma enceradeira, tinha dois brasileiros e duas copas do Brasil (uma delas pelo Imortal Tricolor). E vamos ver se na hora do sapeca aiai o argentino compra o jogo e joga o tudo que o Fluminense precisa. Se der bobeira, pode ver escapar um título por seus próprios deméritos. E corre o risco se o trem desandar, de até eprder a vaga em La Copa, embora, com a vitória sobre a sensação do segundo turno, tenha brecado a ascedência mais perigosa e afastado um postulante de peso ao título. Pena que o Renato chegou tão tarde...
E por falar no Renato: mudou o jeito Silas "só-no-segundo-tempo-eu- acordo", para uma pegada forte, marcação e toque de bola envolvente. Os passes de Douglas e a eficiência de Jonas tem forjado uma parceria de fazer tremer de norte a sul deste país. Os times, como uma colega de glórias ressaltou, se apequenam diante deste Gremio-papão, moendo so adversários em minutos, sem deixar espaço para reação (lembra, Guilherme?). O problema tem sido o posicionamento em alguns lances que a defesa, meio relaxada, meio sonolenta, acaba cometendo e dando espaço para argentinos sortudos atrapalharem nossa vida. Mas tirando o rubronegro paranaense, não teremos mais argentinos de peso (embora teremos o uruguayo Loco na derradeira rodada), então é só partir pra dentro dele. E tudo começa com um tabu longo, no Urbano Caldeira, na sem graça cidade de Santos (só fui lá quando estava nublado...), onde o menino atrevido não vai jogar. Mas tem o resto do time, menos Ganso e Robinho, no duelo que faz reencontrar as duas equipes que vinha voando no primeiro semestre. O voo deles agora já ficou pro ano que vem... e nós, bem, somos uma equipe com cerca de 73% de aproveitamento neste segundo turno, com 36 gols marcados e ficando mais de um mês sem saber o que uma derrota siginifica (de 15 de setembro a 27 de outubro, ou seja, 10 jogos sem perder...) entramos com pé no acelerador para derrubar mais este obstáculo a nuestra Copa. Precisamos da terceira e precisamos agora!
De mais a mais, o Cruzeiro é o time que mais pus fé e acabou se revelando um fracasso retumbante: desde as semi de La Copa#51, havia notado a amarelice do Montijo em decisões; mas achei que fosse mais demérito do Chivas do que um problema com ele próprio. Mas as atuações discretas alternadas e com uma reta final apertada como essa, sei não se dá pra depositar a confiança no rapaz. Roger, por incrível que pareça, pode ser mais útil. Acava, insiste e tem uma malandragem que geralmente deixa zagueiros tensos e mais propensos a chegadas mais duras. É uma arma, pois, a ser utilizada porque, além de excelente simulador, provocador, ele tem uma cobrança de falta das mais difíceis de ser evitada. E isso pode ser o detalhe que falta ao campeão.
Ninguém convenceu ainda como grupo, exceto o Grêmio. E isso faz só 14 rodadas. O que deixa a disputa do campeonato mais equilibrado e difícil do mundo (são 16 campeões diferentes em 38 edições - a de 2000 não conta e a de 1987 computo para o Framengo porque, afinal, tirou o tetra dos vermelhos... ehehhee) em efervescência. Sempre achei que finais só deveriam ser disputadas quando as competições são como La Copa, a Copa do Brasil, Champions; campeonato nacional, o Brasil vem demonstrando, não precisa ser aquela paisagem congelada da europa. Mais uma vez a gente está aperfeiçoando as coisas que os "civilizados" inventaram. E fazendo melhor. Nunca, em nenhums dos campeonatos standards europeus a briga chega a ser tão acirrada. Parabéns para os pentacampeões mundiais.
E viva o Imortal! Queremos La Copa!
Atualizado na insonia: O chorafogo acabou de por a perder e reduzir a três pontos a vantagem...

Nenhum comentário:
Postar um comentário