quinta-feira, 6 de maio de 2010

Libertadores, não para corintianos...

Pois é, mais um ano, mais uma libertadores e mais uma eliminação do Corinthians. Antes que me digam injusto, ressalte-se a bela festa da torcida que é a que mais sabe fazer isso no país. Indiscutível. Mas a Libertadores (ou La Copa, como quer o Joeverson) não pode ser ganha apenas por uma torcida vibrante. Times como o Indepediente argentino, que tem uma torcida tímida ou o São PAulo que não possui uma massa empolgada nas arquibancadas, são grandes campeões da Liberta.
Alguns fatores explicam a queda do Corinthians. Obviamente que cada ano tem suas especificidades, mas camisa e tradição fazem parte do mundo místico e guerreiro da Libertadores. E isso o Corinthians não tem. Não tem qualquer experiência em torneios internacionais, isso pesa. Mas tem jogadores de grande experiência internacional. Então, o que aconteceu ontem, Pacaembu lotado, levando o Curintia pra frente? Senhores, Libertadores não se ganha sendo ousado sempre. Mano Menezes, bom técnico, saiu comtrês atacantes! Isso poderia funcionar no estadual, Copa do Brasil, mas não na Libertadores. O que aconteceu? O Elias, um dos melhores jogadores do Brasil em minha opinião (volante, hein!) não conseguiu sair pro jogo. Teve que marcar. Ralf é um coadjuvante da pelota. Nem de longe é o que dizem sobre ele. A opção do terceiro atacante deveria se dar depois, no segundo tempo. Pobre Curintia, time sem expressão na Liberta. O Corinthians conseguiu os dois gols por falha do Flamengo, que não soube colocar um meia de ligação no primeiro tempo (quem é Vinicius Pacheco???). MAs com a entrada do kléberson (bom volante, de novo) as coisas mudaram. O Mano ficou perdidinho e, ao invés de colocar o Alessandro pra cima do Juan que ja tinha amarelo, cadenciou o time depois de levar o gol e pôs um volante (aí não, né?!) na lateral direita pra segurar o Juan. Bobagem, ali perdeu a partida. Não é dificil marcar três atacantes quando o meia é lento e não tem habilidade (O Danilo não resolve, fiquei feliz quando foi pro Corinthians...). A bola não chegou, O Flamengo segurou o jogo, o Mano não foi pra cima, não usou a torcida. O Flamengo não vai longe, joga muito parecido com o Corinthians, mas eliminou o time de Pq São Jorge, porque este quer jogar como se pudesse ganhar a qualquer momento. Libertadores não é assim. Não se põe Moacir pra marcar Juan (primeiro jogo) e nem se entra com três atacantes quando precisa de um resultado não muito elástico com uma imensa massa a seu favor (ontem). O corinthians, está sentenciado, não é time pra La Copa (gostei da expressão). E nós, sãopaulinos, portadores de três canecos, achamos ótimo. Lembrando: a torcida é muito legal, de fato, mas não ganha jogo, muito menos libertadores. Centenário, "Sem ter nada"??

Um comentário:

  1. Bom gente é chegada a hora de um verdadeiro artilheiro no São Paulo, é hora da revancha e o são paulo com a adaga nos dentes e Fernandão de cabeça, tá no filó. Dagol berto se inspirado promete da trabalho pra zaga cruzeirense.


    gilbrother

    ResponderExcluir