sábado, 1 de maio de 2010

A questão Neymar

Caros amigos, tão apaixonados por essa arte como eu:

É claro que o Neymar deveria ir à copa da África. Temos muitos motivos. E não precisa exagerar. Um amigo me dizia ainda hoje: "pô, o Viola foi em 94, o Zé Carlos em 98, o Anderson Polga em 2002. Além disso, em 90 o técnico era o Lazaronni. Então porque os meninos da vila não podem ir?" Pensei aqui comigo: "que comparação exdruxula!". Não precisamos ir tão longe pra justificar a presença do Neymar e do Ganso. Podemos ir nos exemplos mais felizes, uai! Vejamos apenas três: Ronaldo em 94 e Kaká em 2002 não jogaram, mas lá estavam e, cá entre nós não fariam mal a seleção. Mas o terceiro exemplo é um pouco mais clichê: 1958, Pelé.
Neymar é Neymar, não se compara a nenhum dos exemplos. Compara-se a ocasião histórica. Como é bela a história! Como é plena! E não se trata da repetição monótona, trágica ou farsante da história. Não! a ocasião é outra. Comparável, mas diferente. Neymar ressuscita o biotipo do futebol brasileiro (junto com Ganso, claro). O futebol. Perdoem-me os retranqueiros, que tem os meus respeitos (principalmente os gremistas), mas não temos sequer um meia de criação para substituir Kaká. Isso não se faz com nossa tradição. E não se leva três centroavantes pra uma copa! pra quê??? Em 2006 o Parreira (nome de vegetal) fez isso e deu no que deu. Luis Fabiano e Nilmar são centroavantes. E dos bons. A única coisa que espero do Adriano nesse ano é que ele elimine o Corinthians da Libertadores (hehehe), mais nada. O Neymar e o Ganso são aqueles que estarão no banco, jogo chato e truncado. Kaká bem marcado. Saem Elano e um dos 12 volantes do anão Dunga. Eles entram. Quem os conhece? Quem irá marcar um rapaz de vulgo "ganso"? e um moleque magrela chamado Neymar? Os adversários terão que fazê-lo só na próxima copa...

Sim! Neymar e Ganso na Copa. Por um futebol verdadeiro. Sem os Mourinhos, as Nikes e Adidas. Sem retranca de novo. Afinal os times defensivos são menos vencedores que os ofensivos. Viva Telê, o mestre. Ele levaria até o Phillipe Coutinho. Eu também.

Um comentário:

  1. Agradeço seus respeitos â massa imortal, mas divirjo quanto a necessidade de levarmos Neymar. Ganso, para mim, é seleçao há muito. É o jogador (quase craque...) que sabe carregar o piano e tem criatividade (duas características sempre louváveis) como poucos. E tem a velocidade de raciocínio e precisao nos passes que estao por trás das goleadas santistas. Quanto ao Neymar, bem, acho que ele é moleque demais. Só isso. E quanto a times defensivos, é uma questaod e história: o futebold e Telê se converte em multicampeao quando abandona certos manierismos de futebol arte e é mais objetivo. Coisa que falta ao Santos, nao obstante o festival de gols (em times pequenos, é verdade...). Era só isso.

    ResponderExcluir